Ingrid Souza – Colunista Música –  #arKcasa.com

Carioca por residência, e tem como companheiro o JAZZ*, paixão eterna e inseparável.

Bom gosto musical, sempre presente em matérias interessantes do Jazz Moderno ao Clássico.

Acompanhe sua coluna e como ela diz: ” Divirtam-se” !

*Ingrid Souza Rio de Janeiro - RJ Brasil
*Ingrid Souza
Rio de Janeiro – RJ
Brasil

.

#postagem 24 de agosto de 2.015

O baterista Lex Humphries foi um dos gigante da bateria, porém, apesar de haver tocado com Donald Byrd, Yusef Lateef, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Cedar Walton, Sun Ra, McCoy Tyner e muitos músicos importantes do jazz jamais gravou um único album com o seu nome. Isto se deve ao fato de não haver recebido o reconhecimento do público e da crítica como os seus contemporâneos. Trocando em miúdos: não fez o sucesso que merecia. No registro abaixo podemos ouvi-lo como integrante do quinteto de Donald Byrd. Bora conferir?

Recorded at RVG Studio, Englewood Cliffs, NJ, January 25, 1960

Donald Byrd (tp)
Hank Mobley (ts)
Duke Pearson (p)
Doug Watkins (b)
Lex Humphries (ds)

.

.

#postagem 19 de agosto de 2.015

DOIS (2) ANOS SEM CEDAR WALTON!!

Há dois anos morria CEDAR WALTON, um dos maiores pianistas do hard bop do jazz contemporâneo. Cedar morreu no Brooklyn aos 79 anos de idade. Era um elegante pianista, de grande técnica e refinado gosto, tendo se destacado, também, como compositor e arranjador. Segundo ele, suas principais influências no piano foram Nat King Cole, Art Tatum, Bud Powell e Thelonious Monk. Foi sua associação com Charlie Parker, Richie Powell e John Coltrane que o levou a mudar-se para Nova York, onde viria a se transformar em uma das maiores figuras do jazz Cedar tocou com Sonny Criss, Lee Morgan, Kenny Dorham com Jazztet de Art Farmer e Benny Golson. Gravou takes alternativos de Giant Steps com John Coltrane. Nas últimas décadas dedicou-se aos seus pequenos conjuntos. Permaneceu ativo até o momento de sua morte. Suas composições “Bolivia” e “Cedar Blues” já atingiram o status de standards. Em novembro de 2010, Cedar foi incluído na lista da “National Endowment For The Arts Jazz Masters”, uma das maiores honras para um músico de jazz, prêmio que foi adicionado à varios outros que recebeu ao longo de sua carreira. Cedar gravou mais de 100 álbuns, 48 dos quais como líder. Abaixo o registro de “Cedar Blues”. Boa audição!

11870706_10204770103511003_8341994088360826008_n

.

@@@

.

#postagem 17 de agosto de 2.015

By Ingrid Souza

Dia 15 p.p ,celebrou-se o aniversário de nascimento de OSCAR PETERSON (15 de agosto de 1925, Montreal, Canadá – 23 de dezembro de 2007, Mississauga, Canadá) Seu talento lhe abriu as portas da fama a nível mundial durante mais de cinco décadas e hoje Peterson é considerado um dos gigantes do piano no jazz moderno. Peterson é citado sempre como um homem de imensa simpatia, bondade e generosidade. No registro abaixo podemos vê-lo e ouvi-lo com o seu quarteto interpretando o belíssimo tema “I Can´t Get Started”. Bora conferir?

Foto de Roberto Polillo

By *Ingrid Souza

*Ingrid Souza Rio de Janeiro - RJ Brasil
*Ingrid Souza
Rio de Janeiro – RJ
Brasil